Roadbook
Network
Project

PAÍSES

ADC MOURA – Líder da parceria

A ADCMoura é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993 no município de Moura (região do Alentejo, no sudeste de Portugal), inspirada nos princípios do desenvolvimento local, da economia social e solidária e da igualdade de oportunidades. Os seus principais objectivos são: contribuir para a competitividade económica e inovação dos territórios rurais e vulneráveis; conservar e valorizar os bens naturais e culturais; aumentar a consciência ambiental através da educação; defender o acesso igual de todos aos serviços sociais, educacionais, de saúde e culturais; promover a coesão social e a participação dos cidadãos.

 A ADC Moura está oficialmente certificada como organização de formação desde 2001 e também como entidade de apoio técnico para a criação e desenvolvimento de empresas desde 2011. É membro de várias organizações e redes nacionais e internacionais nas áreas temáticas do desenvolvimento social, empresarial e rural.

Clara Lourenço
Praça Gago Coutinho, 3, 1º 7860-010 Moura (Portugal)
www.adcmoura.pt
M: adcmoura@adcmoura.pt 
clara.lourenco@adcmoura.pt
filipe.sousa@adcmoura.pt

AMTGLA – P2

A Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva é uma associação composta pelos municípios portugueses de Alandroal, Barrancos, Mourao, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira e pelos municípios espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno.

O objectivo da associação é a realização de obras de interesse público, especialmente relacionadas com a utilização do potencial dos regolfos de Alqueva e Pedrógão; especificamente aquela que trata de projectos sobre, entre outros, a luta contra a poluição, a recuperação e conservação do património histórico e natural e a qualificação urbana e ambiental.

Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 4
Apartado 63, 7200-335 – Portugal
T: +351266611085
M: geral@lagoalqueva.eu
www.lagoalqueva.eu/ATMTGLA

LE TERRE DEI SAVOIA – P3

Le Terre dei Savoia is a non profit Association that gathers more than 50 municipalities, a vast area that comprises four of the Residences of the Royal House of Savoy, three of which are UNESCO world heritage sites. Its headquarter is at the Castello di Racconigi, in the town of Racconigi, Cuneo, Piedmont. Its main aim i

Le Terre dei Savoia é uma Associação sem fins lucrativos que reúne mais de 50 municípios, uma vasta área que compreende quatro das Residências da Real Casa de Sabóia, três das quais são património mundial da UNESCO. A sua sede situa-se no Castello di Racconigi, na cidade de Racconigi, Cuneo, Piemonte. O seu principal objectivo é apoiar e desenvolver o património cultural, natural, alimentar e agrícola do seu território. 

Em 2015 Le Terre dei Savoia fundou a MÚSES – Accademia Europea delle Essenze, centro dos seus muitos projectos. As musas são muito mais do que um museu: o seu objectivo é divulgar os conhecimentos e tradições do Piemonte no domínio das plantas medicinais e aromáticas. O seu nome, MÚSES, tem um acento na Ú para recordar a forma da argamassa utilizada pelas antigas boticárias. É um centro sensorial que conta uma viagem única entre perfumes, arte, história e tecnologia.

s to support and develop the cultural, natural, food and agricultural heritage of its territory. 

In 2015 Le Terre dei Savoia founded MÚSES – Accademia Europea delle Essenze, centre of its many projects. Muses is much more than a museum: its scope is to spread the knowledge and traditions of Piedmont in the domain of medicinal and aromatic plants. Its name, MÚSES, has an accent mark on the Ú to recall the shape of the mortar used by the ancient apothecaries. It is a sensorial centre which tells a unique journey among perfumes, art, history and technology.

Elena Cerutti, Francesco Cozzolino, Silvia Rainero
Piazza Carlo Alberto, 6/A -12035 Racconigi, Cuneo, Italy
www.visitterredeisavoia.it
M: progetti@leterredeisaovia.it 
elena.cerutti@leterredeisaovia.it 
silvia.rainero@leterredeisavoia.it
MÚSES – Accademia Europea delle Essenze
Via Sant’Andrea 53, Savigliano, Cuneo, Italy
www.musesaccademia.it
M: info@musesaccademia.it

eCONSULENZA – P4

 eCONSULENZA, nascida em 2003, oferece uma grande variedade de serviços e fornece apoios nos campos da comunicação, educação, formação e projectos europeus. A Agência, com sede em Torino, gere diariamente iniciativas inovadoras co-financiadas pela Comissão Europeia, programas da UE ou Fundos Estruturais e subvenções locais, para organizações nacionais ou estrangeiras. eConsulenza Agency gere projectos relacionados com os temas: educação, inclusão social, cultura, cooperação territorial, desenvolvimento local e turismo, saúde, investigação, temas de cidadania. Geriu dezenas e dezenas de projectos para diferentes programas: Tempus, Equal, INTERREG, Daphne, eContent+, IEE, Europa Central, Europa para os Cidadãos, Juventude em Acção, Leonardo da Vinci, LLP, ERASMUS+ 2014-2020, Europa Criativa, MED, SAÚDE, COSME, H2020.

 Desde as suas origens, eConsulenza coloca-se como ponto de correspondência entre os Institutos académicos e o mercado de trabalho, tendo em conta a sua forte vocação para fazer a ponte entre os percursos educativos e as competências profissionais. eConsulenza tem uma grande experiência na organização de cursos, eventos, workshops, percursos de formação à medida, tanto a nível local como internacional.

Gabriella Bigatti

Agenzia eConsulenza – Corso Casale 450/10 – Torino (Italy)
T: +39 392 0435337
Website:  www.econsulenza.eu 

Email: europrogettazione@econsulenza.com

serviziospecialistico@econsulenza. eu

europrogettazione@econsulenza.eu

 

 

 

VIDZEME PLANNING REGION – P5

Vidzeme Região de Planeamento (VPR) é uma das cinco regiões de planeamento na Letónia. Está localizada na região norte da Letónia. É a maior região do país e apresenta uma natureza esplêndida, ar fresco, extensas florestas, belas cidades e vilas, e uma paisagem cultural única. 

 Desde 2006, representa 25 municípios e Valmiera uma cidade de importância nacional a nível nacional e internacional. 

 A VPR organiza e implementa o planeamento espacial regional, bem como a representação regional e local no desenvolvimento das empresas, emprego e política social.

 A missão da VPR é promover o desenvolvimento sustentável e bem equilibrado da Região de Vidzeme e prestar serviços eficazes aos governos regionais, empresas, ONGs e cidadãos para a realização dos objectivos de desenvolvimento definidos em conjunto. A VPR serve de plataforma de desenvolvimento para os governos locais da Região de Vidzeme.

Lienīte Priedāja-Klepere
Bērzaines iela 5, Cēsis, LV-4101, Latvia
www.vidzeme.lv
M: lienite.priedaja@vidzeme.lv

INSTITUT ZA TURIZAM – P6

O Instituto de Turismo é o único instituto público científico na Croácia especializado em investigação e serviços de consultoria em turismo. Desde a sua criação em 1959, o Instituto tem evoluído para uma instituição com uma riqueza de conhecimentos práticos e profissionais no desenvolvimento e gestão do turismo. O Instituto baseia a sua perícia num extenso programa de investigação, pesquisa regular de mercado e actividades de scanning ambiental, bem como na formação contínua da sua equipa multidisciplinar de 20 peritos e pessoal administrativo de apoio. O Instituto possui conhecimentos especializados em várias áreas com impacto no desenvolvimento e gestão do turismo, tais como economia, marketing, gestão, património cultural, transportes, protecção ambiental e tecnologia. Com a sua organização interdisciplinar de investigação, o Instituto encontra-se numa posição única de poder responder às diversas necessidades e exigências da igualmente diversa indústria do turismo.

Sanda Čorak, Renata Tomljenović, Hrvoje Mataković
Institut za turizam, Vrhovec 5, 10000 Zagreb, Croatia
www.iztzg.hr
M: info@iztzg.hr
sanda.corak@iztzg.hr
renata.tomljenovic@iztzg.hr
hrvoje.matakovic@iztzg.hr

UNIVERSITÉ EUROPÉENNE
des SAVEURS & des SENTEURS – P7

A Universidade dos Sabores e Perfumes (UESS) foi fundada em 2002, no Couvent des Cordeliers na cidade de Forcalquier (sul de França). É uma associação que inclui aproximadamente 100 membros e um centro de investigação e formação no campo das plantas aromáticas e perfumarias, cosmética e indústrias alimentares. As suas principais actividades são o desenvolvimento de negócios e competências, UESS é um centro de formação profissional que lida com programas de formação sobre fabricação de sabão a frio, fabrico de cosméticos naturais, regulamentos, mestrados em Análise Sensorial, etc.

Cultura na ciência e indústria, UESS anima o cluster de competitividade nacional de Fragrâncias e Sabores: Coordenação pública/privada, projectos europeus, etc. Desenvolvimento do conhecimento tradicional e local, UESS trata de workshops para o público em geral para sensibilizar o paladar e o olfacto. Desde Julho de 2018 gere o Museu Artemisia: um lugar dedicado às plantas aromáticas e medicinais da alta Provença.

UESS trabalha em estreita colaboração com consórcios de agricultores, empresas e principais partes interessadas que lidam com os sectores da cosmética, perfumaria, alimentação e turismo.

Olivier Bagarri, Christelle Aunac
UESS, Couvent des Cordeliers, 04300 Forcalquier, France
www.uess.fr
M: formation@uess.fr
formation@uess.fr
direction@uess.fr